Recursos em pedagógicos

Recursos pedagógicos

Descarregue os materiais aqui.

Este materiais (versão final) foram produzidos pelos parceiros PiCaM em 2019, após o projeto piloto nos países parceiros. Estes recursos incluem sugestões sobre matemática e aprendizagem global que podem ser usadas individualmente.

Para qualquer dúvida, por favor contacte picam@mathematikum.de

Corpos matemáticos

Sarah Ainslie

Esta atividade destina-se a construir um grupo de aprendizagem em que todos sejam importantes e tenham papéis iguais a desempenhar. Oferece uma experiência incorporada de múltiplos e fatores, múltiplos comuns, primos e coprimos.

O mundo à minha volta: a matemática e a inspiração cultural no design

Pentocelo – Own work, CC BY 3.0

Esta atividade promove o desenvolvimento da compreensão da geometria, pela utilização de formas bidimensionais como símbolos culturais e religiosos e também na arquitetura – sobretudo nos padrões em mosaico, as chamadas tesselações.

Mapear o nosso mundo com a matemática

Colin Jackson

Esta atividade investiga a história da colonização europeia através do estudo de mapas e globos. As formas como as representações podem, intencionalmente ou não, induzir em erro, são aqui abordadas

Jogos e trabalhos manuais com matemática: espaços de convívio

“Dominoes” by Kristy Johnson is licensed under CC BY-NC-ND 2.0

Esta atividade cria espaço, dentro e fora do contexto escolar, para as crianças colaborarem e partilharem experiências entre si, através de jogos matemáticos ou trabalhos manuais. O jogo, ou o trabalho manual, torna-se uma forma de aceder à complexidade da convivência na paisagem urbana; e a matemática subjacente ao jogo ou ao trabalho manual transforma-se numa forma de representar ligações entre palavras, corpos e algoritmos.

Crise global e solidariedade local: Dívida vs. dinheiro como bem comum

IMG_0080” by kent_eh is licensed under CC BY-NC-SA 2.0

Esta atividade proporciona as bases para uma discussão entre as crianças – com os professores – sobre a crise e a solidariedade no contexto local, e as suas relações com a crise económica na sociedade. Os riscos da dívida, e as consequências para as pessoas que contraem empréstimos, são aqui considerados. As crianças investigam a seguir como se pode conceber o dinheiro em termos de uma economia alternativa. Refletem sobre a forma como a matemática pode funcionar tanto para gerar dívida como para reorganizar o dinheiro como um bem comum.

Quadrados mágicos, latinos & védicos

Muitas culturas diferentes, desde tempos antigos, criaram e usaram quadrados mágicos, cuja beleza e simetria podem proporcionar satisfação a quem gosta de resolver puzzles. Estes quadrados podem também passar mensagens importantes sobre equilíbrio e interdependência, abrangendo vários setores da vida.

O retrato de um país em frações

“The Parting of the Yellow Sea” by SnapDoc is licensed under CC BY-NC-ND 2.0

Os alunos abordam o tópico das proporções através de padrões de distribuição de uso da terra em diferentes países. Além disso, são abordadas as diferenças climáticas e geográficas em termos de uso da terra.

Os alunos trabalham com dados e ficam a conhecer as vantagens e desvantagens das simplificações e do uso de modelos.

PiCaM – Project in Citizenship and Mathematics
Project number 2017-1-UK01-KA201-036675

Creative Commons License
Except where otherwise noted, this work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Co-funded by the Erasmus+ programme of the European Union